Clique nas imagens para ampliar
PROCESSAMENTO DE FOLHA DE PAGAMENTO PESSOAL É UMA DAS PRINCIPAIS ETAPAS DE RECURSOS HUMANOS
Contabilizar os valores que uma empresa deve aos colaboradores registrados na Consolidação de Leis de Trabalho, a CLT, e aos profissionais terceirizados, é uma das principais obrigações do departamento de recursos humanos e da área financeira.
Para auxiliar nesse fluxo, ambas as divisões adotam o processamento de folha de pagamento pessoal, sistema atualizado mensalmente e que guarda todas as informações dos funcionários e prestadores de serviços (como nome, função, cargo, valores de salários, pagamentos, descontos, dentre outros).
LEIA - PROCESSAMENTO DE FOLHA DE PAGAMENTO PESSOAL É UMA DAS PRINCIPAIS ETAPAS DE RECURSOS HUMANOS
Dada a riqueza de dados técnicos que o processamento de folha de pagamento pessoal traz consigo, sua elaboração é exigida pelo artigo 225 do Decreto n.º 3.048/99, que ainda determina que a produção seja mensalmente realizada em duas vias. Desta forma, uma ficará com o empregado ou prestador de serviço e a outra com o departamento pessoal da empresa.
O processamento de folha de pagamento pessoal tem função operacional, fiscal e contábil, pois resume todas as informações de pagamentos e cobranças mensais dos empregados de maneira rápida, prática e transparente. Contudo, é importante ressaltar que muitas das informações são inseridas no documento por códigos, referências, valores e porcentagens, exatamente pela praticidade.
Os itens obrigatórios no processamento de folha de pagamento pessoal são:
- Nome do colaborador, prestador de serviço, profissional autônomo ou terceirizado e qualquer outra pessoa física que tenha vínculo de emprego com a organização pagadora;
- Descrição de cargo, função ou serviço prestado;
- Total bruto e parcelas que integram a remuneração;
- Remuneração flutuante, ou seja, eventuais despesas que a pessoa teve e que precisará ser reembolsada, como ajudas de custo, diárias, etc;
- Descontos sobre o pagamento (recolhimentos de impostos, INSS, dentre outros);
- Valor total líquido do pagamento.
O artigo 225 do Decreto n.º 3.048/99 não determina um modelo padrão para a elaboração do documento. Desta forma, as empresas podem ficar à vontade para encontrar o melhor método de processamento de folha de pagamento pessoal desde que o documento contenha todas as informações previamente estabelecidas e legalmente exigidas.
Por conta disso, também não há um sistema oficial para inserir as informações do documento, então, essa é outra questão que fica a critério das organizações, que têm liberdade para escolher o software que melhor atende as necessidades do departamento pessoal. Contudo, por mais que o sistema seja informatizado, as informações precisam ser inseridas de forma manual.
Para saber mais sobre Processamento de folha de pagamento pessoal
Ligue para 11 4141-7064 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!